sexta-feira, 3 de junho de 2016

Pirâmides





A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3.200 a.C. (unificação do norte e sul) a 32 a.C. (domínio romano).
Elas foram construídas  há mais de 2500 anos e resistem até hoje. Cercadas de mistérios, despertam interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas. Como resistiram a tantos séculos? Que segredos guardavam dentro delas? Qual função religiosa exerciam na sociedade?
A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contruções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.



QuéopsHorizonte de QuéopsGrande Pirâmide de GizéGizé146m2.583.283

A maior das pirâmides é a do faraó Quéops (Khufu) com 146,5 metros de altura, cobrindo 52,9 mil metros quadrados de superfície. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide"
.Localizam-se na cidade de Gizé, próxima ao Cairo (capital do Egito), é a mais antiga das três pirâmide.
Egiptólogos acreditam que a pirâmide foi construída como um túmulo durante a quarta dinasdia egípcia para o faraó Quéops ao longo de um período de 10 a 20 anos, em torno de 2560 aC. Inicialmente com 146,5 metros de altura, a Grande Pirâmide era a  mais alta estrutura feita pelo Homo sapiens no mundo até a Torre Eiffel, em Paris a ser inaugurada, em 1889. São estruturas antigas de alvenaria situadas em forma de pirâmide construídas pela civilização do  Egito Antigo.


MiquerinosMiquerinos é divinoPirâmide de MiquerinosGizé65,5m235.183


Originalmente, a Grande Pirâmide era coberta por um invólucro de pedras que formavam uma superfície exterior lisa; o que é visto atualmente é a estrutura do núcleo da pirâmide. Algumas das pedras do revestimento que cobria a estrutura ainda podem ser vistas em torno da base.




QuéfrenQuéfren é grandePirâmide de QuéfrenGizé145,5m2.211.096



As três pirâmides de Gizé foram construídas no Egito antigo há, aproximadamente, 4500 anos. Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.




Por outro lado, a orientação da pirâmide permitia que os raios luminosos da estrsela Sirio, ao passar pelo meridiano,  penetrassem na câmara existente no seu núcleo por meio de um conduto, no momento em que se anunciava o princípio do ano egípcio e o início das inundações do Rio Nilo, como a luz da estrela Polar entrava pelos condutos do norte.




Três pirâmides menores para esposas do faraó, uma pirâmide "satélite" ainda menor, uma calçada que liga os dois templos e as pequenas mastabas que cercam a pirâmide e que foram feitas para os nobres do sociedade egípcia antiga.





- Acredita-se que mais de 100.000 homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops. Levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada.
- Foram usados vários conhecimentos matemáticos para a construção das   pirâmide.
Até novembro de 2008, existiam fontes citando entre 118 e 138 pirâmides egípcias identificadas. A maioria delas foi construída como túmulos para os faraós e seus consortes durante os períodos do Antigo e do Médio Império. Foram contruidas com blocos de pedra calcaria.



As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.





 Pirâmide de Quéfren com a Esfinge de Gizé em primeiro plano








Hieróglifos: a escrita egípcia, Os hieróglifos egípcios foram decifrados na primeira metade do século XIX pelo linguista e egiptólogo francês Champollion, através da Pedra de Roseta.

A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos. 

Aconteceu na História do Egito:

- Por volta de 3100 a.C., o faraó Menés I funda a Primeira Dinastia egípcia ao unificar as diversas culturas do Nilo (Alto e Baixo Egito). 
- Por volta de 2500 a.C., os egípcios começam a usar os papiros para produzir registros de diversas naturezas. 
- Por volta de 1580 a.C., começa a ser escrito o Livro dos Mortos (escritos religiosos e místicos) em papiros. Eram colocados junto às múmias nos sarcófagos, que ficavam dentro das pirâmides. 
- Por volta de 1260 a.C. foram construídos dois grandes e imponente templos, localizados em Abu Simbel (sul do Egito). Um em homenagem ao faraó Ramsés II e o outro a sua esposa Nefertari. O Templo de Ramsés é, atualmente, um importante complexo arqueológico e Patrimônio Mundial da UNESCO.

- No século XIV, o faraó Aquenáton (Amenófis IV) e sua esposa Nefertiti abandonam o politeísmo e implantam o monoteísmo, através da adoração de um único deus: Aton. Porém, o politeísmo voltou após a morte deste faraó.

Periodização:   - Antigo Império: de 3.200 a.C. até 2.100 a.C.
                          - Médio Imperio: de 2.100 a.C. até 1.580 a.C.
                          - Novo Império: de 1.580 a.C. até 715 a.C.

DjoserdesconhecidoPirâmide de Djoser(c.2686 - 2613 aC)Saqqara60m330.400
A segunda pirâmide egípcia historicamente documentada é atribuída ao arquiteto Imhotep, que planejou o que os egiptólogos acreditam ser um túmulo para o faraó Djoser. Imhotep é creditado como sendo o primeiro a conceber a noção de empilhamento de mastabas, que culminou com a criação de um edifício composto por uma série de "passos" que diminuíam de tamanho em direção seu ápice. O resultado foi a pirâmide de degraus de Djoser, que foi concebida para servir como uma escadaria gigantesca pela qual a alma do faraó falecido poderia ascender aos céus. Devido ao tamanho da importância da realização de Imhotep, ele foi deificado por egípcios posteriore.



Esta pirâmide é a mais antiga pirâmide de pedra no Egito, assim, tornou-se um marco importante na arquitectura do Antigo Egipto que lançou as bases para futuras pirâmides e mais avançados no Egito. A pirâmide já foi uma atração para muitos séculos. Evidências demonstram que os viajantes e peregrinos vieram para ver a pirâmide a partir tão cedo quanto o período do Império Médio (2040-1640 aC).A pirâmide da etapa de Djoser está localizado em Saqqara, ao sul de Memphis. Tudo começou como uma mastaba e foi ampliada seis vezes diferentes para seis níveis. Uma mastaba é um tipo de tumba egípcia antiga na forma de uma estrutura de telhado plano, rectangular com lados para fora inclinadas que marcaram o local de enterro de muitos egípcios eminentes do período do antigo Egito.






 Entrada do Palacio  Djoser.


























Pirâmide de Sahuré foi a primeira pirâmide construída na necrópole de Abusir



Pirâmide Curvada se localiza próxima a Dahshur, no Egito. Segundo alguns arqueólogos, a pirâmide teria sido concluída às pressas, o que justifica o formato. O faraó Snefru, não satisfeito com a obra, mandou erguer a Pirâmide Vermelha, alguns quilômetros ao norte.


UnasOs locais de Unas são bonitosPirâmide de UnasNorte de Saqqara43m47.390


FaraóNome antigoNome modernoDinas-
tia
LocalAltura
m
Volume (cu.m)Imagem
DjoserdesconhecidoPirâmide de Djoser
2686-
2613
a.C
Sacara60m330.400Saqqara Pyramid Djoser.jpg
SekhemkhetdesconhecidoPirâmide de SekhemkhetSacara7m33.600 incom.Sekhemkhet pyramid at Saqqara.jpg
Khaba
(incerto)
desconhecidoPirâmide estratificadaZawyet 
l'Aryan
20m47.040 (possiv.
incompleta)
Khaba pyramid at Zawyet el'Aryan.jpg
SeneferuSnefru perduraMeidumMeidumdesc.638.733 (possiv. incompleta)Pyramid of sneferu Meidum 01.jpg
SeneferuSnefru brilha no SulPirâmide CurvadaDachur105m1.237.040Snefru's Bent Pyramid in Dahshur.jpg
SeneferuSnefru brilha no NortePirâmide VermelhaDachur105m1.694.000Egypt.Dashur.RedPyramid.01.jpg
QuéopsHorizonte de QuéopsGrande Pirâmide de GizéGizé146m2.583.283Kheops-Pyramid.jpg
DjedefréCéu estrelado de DjedefréPirâmide de DjedefréAbu Rawashincom.131.043 incomp.Abu Rawash Pyramid.jpg
Bikheris?
Seth-Ka?[2]
Estrela de ..?..-KaPirâmide incompleta de Zawyet el'Aryan
incerto
Zawyet el'Aryandesc.nunca construída
Vue-grande-excavation.jpg
QuéfrenQuéfren é grandePirâmide de QuéfrenGizé145,5m2.211.096Khafre's Pyramid343.jpg
MiquerinosMiquerinos é divinoPirâmide de MiquerinosGizé65,5m235.183Menkaures Pyramid Giza Egypt.jpg
UserkafOs locais puros de UserkafPirâmide de Userkaf
2498-
2345
a.C
Sacara49m87.906PyramidOfUserkaf.jpg
SahuréA personalidade (ba) de Sahure aparecePirâmide de SahuréAbusir47m96.542SahurePyramid.jpg
NeferirkaréPersonalidade (ba) de NeferirkarePirâmide de NeferirkareAbusir54m257.250Abousir Neferirkare 02.jpg
NeferefreO poder de Neferefre é divinoPirâmide de NeferefreAbusirdesc.incom.Abousir Neferefre 01.jpg
ShepseskareincertoPirâmide de ShepseskareAbusirdesc.
NiuserréOs assentos de Niuserre perdurarãoPirâmide de NiuserréAbusir51,68m112.632Pyramid of Niuserre.jpg
Menkauhor KaiuOs locais divinos de MenkauhorPirâmide de MenkauhorSacaran.d.n.d.
Djedkare IsesiBelo é DjedkarePyramid de Djedkare-IsesiSul  Sacara52,5mc.107.835Pyramid of Djedkare, Saqqara, 1990ies.png
UnasOs locais de Unas são bonitosPirâmide de UnasNorte  Sacara43m47.390Sakkara C02-29.jpg
TetiOs locais de Teti resistirãoPirâmide de Teti
2345 –2181
a.C
Norte  Sacara52,5m107.835PiramideTeti.jpg
Pepi IA beleza de Pepi pode perdurarPirâmide de Pepi ISul  Sacara52,5mc. 107.835
MerenrêA beleza de Merenrê aparecePirâmide de MerenrêSul 
Sacara
52,5mc. 107.835Pyramid of Merenre, Saqqara, 1990ies.jpg
Pepi IIPepi está estabelecido e vivoPirâmide de Pepi IISul 
Sacara
52,5mc.107.835PepiIIPyramid.jpg
Kakaré IbidesconhecidoPirâmide de IbiSul  Sacara21m6.994?Qakare-Ibi-Pyramid.png
KhuidesconhecidoPirâmide de KhuiPrimeiro
 Período Inter
Dara ?n.d.Khui-Pyramid.png
MerykareFlorescente são as moradas de MerykarePirâmide de Merykare10ªdesco.
 possiv.
 Norte de 
Sacara
n.d.n.d.
Amenemés IAmenemés aparece no seu lugarPirâmide de Amenemés I12ª
1991-
1803
a.C
Lisht55m129.360AmenemhetIPyramid.jpg
Sesóstris ISesóstris beholds the two landsPirâmide de Sesóstris I12ªLisht61,25m225.093Licht-senwsPyramids 01.jpg
Amenemés IIAmenemés é providoPirâmide Branca12ªDachur ?Complexe-amenemhatII.jpg
Sesóstris IISesóstris aparecePirâmide de Sesóstris II12ªIllahun (El-Lahun)48,6m185.665SenusretIIPyramid.jpg
Sesóstris IIIdesconhecidoPirâmide de Sesóstris III12ªDachur78m288.488Photo-pyramide-sesostris3.jpg
Amenemés IIIAmenemés é bonitoPirâmide Negra12ªDachur75m274.625BlackPyramidOfAmenemhetIII.jpg
Amenemés IIIAmenemés vivePirâmide de Hauara12ªHauara58m200.158Pyramid of amenemhet hawarra 01.jpg
Amenemés IV(?)desconhecidoPirâmide sul de Mazghuna12ª ou 13ªSul de  Mazghuna(inco.n.d.Mazghouna-sud-photo.jpg
SobekneferudesconhecidoPirâmide do norte de Mazghuna12ª ou 13ªNorte Mazghunaincom.n.d.Piramide-mazghuna-nord.png
Ameny QemaudesconhecidoPirâmide de Ameny Qemau13ª
1790
a.C
Sul
Sacara
35mPlan-complexe-ameni-kemaou copie.jpg
KhendjerdesconhecidoPirâmide de Khendjer13ª
1760
a.C
Sul 
Sacara
37,35mc. 34.300Khendjer-complexe-1.jpg
descon.desconhecidoPirâmide sul de Sacara13ªSul 
Sacara
incom.n.d.Plan-anonyme-saqqarah-sud.jpg
AmósisdesconhecidoPirâmide de Amósis18ª
1550 –1292
a.C
Abidos10mPyramid of Ahmose, Abydos, 1998.png


Museu do Cairo

Com certeza, o pior melhor museu do mundo. O Museu Egípcio do Cairo é um incrível amontoado de objetos relacionados ao Egito Antigo, com curadoria sofrível e manutenção precária. Boa parte do trabalho de décadas de árdua labuta de egiptólogos de todo o mundo veio parar aqui. Todavia, da forma como estão expostos, seriam necessários alguns bons anos extras de arqueologia para compreender quem é quem em suas maravilhosas galerias. Mas deixe estar, esta é uma extraordinária atração, uma das melhores de toda a África e o Oriente Médio.
Aqui você estará frente a frente com os tesouros da tumba de Tutankhamon, incluindo a famosa máscara mortuária de ouro maciço. No Salão Amarna estão as prontamente reconhecíveis esculturas do faraó herege Akhenaton e sua esposa, a bela rainha Nefertiti. Em uma sala na penumbra e com temperatura "controlada" estão as múmias reais da 17a. à 21a. dinastias, incluindo Tutmés II, Seti I e o todo poderoso e onipresente Ramsés II. A lista é infindável. Em cada sala ou galeria o visitante verá fabulosas estátuas, estelas de pedra, sarcófagos -- alguns simples, outros ricamente trabalhados --, mais múmias, objetos decorativos e do cotidiano, esfinges e modelos de grandes monumentos. Nem tudo está sinalizado ou identificado, o que atrapalha um pouco da mágica, mas a experiência é singular.





Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento.



Tutankamon – o faraó menino, governou o Egito de 10 a 19 anos de idade, quando morreu, provavelmente assassinado. A pirâmide deste faraó foi encontrada por arqueólogos em 1922. Dentro dela foram encontrados, além do sarcófago e da múmia, tesouros impressionantes.









Os faraós eram os reis do Egito Antigo. Possuíam poderes absolutos na sociedade, decidindo sobre a vida política, religiosa, econômica e militar. Como a transmissão de poder no Egito era hereditária, o faraó não era escolhido através de voto, mas sim por ter sido filho de outro faraó. Desta forma, muitas  dinastias perduraram centenas de anos no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário