sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Kruger Park




Safári no Kruger Park

          Onde fica o Kruger Park :   

        O Kruger Park fica na África do Sul e é considerado um dos melhores lugares do mundo para safáris. O parque ocupa uma área de quase dois milhões de hectares (é realmente gigante). O Kruger faz divisa com Moçambique e fica a 420 km de Joanesburgo. 
.O Parque Nacional Kruger é a maior área protegida de fauna bravia da África do Sul, cobrindo cerca de 20 000 km 2. Está localizado no nordeste do país, nas províncias de Mpumalanga e Limpopo e fazendo fronteira com os distritos moçambicanos de Moamba e Magude, na província de Maputo e Massingir e Chicualacuala na de Gaza.














          Como funciona o passeio em veículos do parque, Se você preferir, pode contratar um passeio guiado, tanto dentro do Kruger, quanto nas cidades vizinhas, dependendo de onde estiver hospedado. Eles duram em torno de 3 horas e tem três horários de saída: bem cedo, no fim do dia e também noturno (o último só para quem está dentro do Kruger). São aqueles carros típicos de safári, mas com cobertura. Assim como no self-drive, os carros não podem sair das estradas, mas a vantagem é ter um guia que vai encontrar os animais com mais facilidade. Além do custo do game drive, há o pagamento taxa de preservação SANPark (372 rands).


















        Onde se faz o manejo pelo fogo nos Everglades, e também o Parque Kruger, na África do Sul. No Kruger, uma extensa área de savana, a prática é utilizada desde 1954. “O trabalho é sempre feito antes das chuvas













Que animais eu posso ver no Kruger Park?

São mais de 140 espécies de mamíferos. Os protagonistas são os Big Five, que são os cinco mamíferos selvagens mais difíceis de serem caçados pelo homem:  leão, elefante africano, búfalo, leopardo e rinoceronte. Fora isso, o Kruger é o lar de muitos animais. Eu vi girafas, zebras, búfalos, crocodilos, rinocerontes, hienas, javalis, elefantes, antílopes, babuínos, hipopótamos, aves, etc.



        Antílope é a designação comum para um grupo variado de mamíferos bovídeos. O grupo engloba espécies de diferentes subfamílias, por vezes mais aparentadas com vacas ou cabras que entre si. Em comum, têm musculatura poderosa nos quartos traseiros, o que lhes permite fugir aos predadores e atingir cerca de 70 a 100 km/h em algumas espécies, e presença de cornos ocos.





        A impala é um antílope com 50 a 60 kg de peso, único membro da subfamília de bovídeos Aepycerotinae. Vive em grandes manadas nas savanas e é especialmente comum no sul da África. Elas podem correr a velocidades de 90 km/h e saltar cerca de 6 metros para fugir dos predadores, têm boa visão e audição e reflexos rápidos. Prefere zonas onde exista capim de porte baixo ou médio, com uma fonte de água por perto, condição que pode ser desprezada caso a erva seja abundante.





          Oryx ou Órix é um gênero de mamíferos bovídeos nativos da África e da Arábia, do mesmo grupo dos antílopes. Estes animais são muito fortes e pesados, com crina curta, chifres longos, redondos e retos. Pode ser encontrado criado em zoológicos mundo afora, como por exemplo, o de Belo Horizonte e o do Beto Carrero





        O elande, também chamado, em línguas africanas de Moçambique, pacala ou tuca, com uma subespécie chamada, em Angola, gunga, é uma espécie de bovino encontrado nas pradarias e savanas das regiões sul e do oeste da África. O nome elande vem de Eland, um termo africanse, via o holandês, do termo alemão arcaico Elend, provavelmente do arcaico lituano Ellenis, que significa veado.








          Cudo. Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa. Cudo macho alimentando-se. Os cudos representam duas espécies de antílopes, da familia bovidae pertencentes ao género Tragelaphus, a saber: a espécie Tragelaphus imberbis, menor, e a Tragelaphus strepsiceros, de tamanho maior. 







A subfamília Hippotraginae é composta por espécies de antílope da família Bovidae.


A palanca-negra ou palapala, ou Hippotragus niger, é uma espécie de palanca nativa da África oriental e austral. Possui uma pelagem entre castanha e negra, com exceção do focinho e da barriga, que são brancos. Também já foi conhecida como palave.


         O elefante-africano é um gênero da família elephantidae. O gênero é composto por duas espécies existentes de elefante: elefante-da-savana e elefante-da-floresta













           O búfalo africano apresenta como características a cabeça relativamente pequena e bem proporcionada. O pescoço mostra-se longo e robusto e o corpo ligeiramente mais alto no garrote. A linha do dorso é um pouco cavada, o ventre intumescido e a cauda, longa e fina, termina por um grosso tufo de pelos. O búfalo africano é um mamífero predominantemente herbívoro, alimentando-se das pastagens naturais, legumes e pequenas frutas locais.










           As zebras são mamíferos que pertencem à família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, com o seu corpo todo branco e algumas listras pretas, dispostas na vertical, exceptuando nas patas, onde se encontram na horizontal. São geralmente animais sociais que vivem desde pequenos harém a grandes manadas. Ao contrário de seus parentes mais próximos, cavalos e burros, zebras nunca foram verdadeiramente domesticadas.







         O gnu é um grande mamífero ungulado do gênero Connochaetes, que inclui duas espécies, ambas nativas do continente africano. Também é conhecido como boi-cavalo. Há duas espécies de gnus: o gnu-de-cauda-branca e o gnu-de-cauda-preta.







         Os Rinocerontes são grandes mamíferos perissodáctilos da família Rhinocerontidae, que ocorrem na África e na Ásia. Atualmente, existem cinco espécies distribuídas em quatro gêneros. Duas ocorrem na África, o rinoceronte-branco e o rinoceronte-negro; e três ocorrem na Ásia, o rinoceronte-de-sumatra, o rinoceronte-de-java e o rinoceronte-indiano.







        O termo girafa (do árabe zarAfa(t), pelo italiano giraffa) é a designação dada a mamíferos artiodátilos, ruminantes, do gênero Giraffa, da família dos girafídeos, no qual constam quatro espécies, Giraffa camelopardalis, ou camelo-leopardo, Espécies Existentes. Por muito tempo considerou-se que as girafas atuais eram constituídas por uma única espécie. Até que um estudo de 2016 demonstrou que, apesar da semelhança na aparência, há grandes diferenças genéticas entre grupos de girafa, indicando a existência de quatro espécies. Girafas adultas ficam 5-6 m de altura, com os machos mais altos do que as fêmeas. Apesar de seu longo pescoço e pernas, o corpo da girafa é relativamente curto. Localizado em ambos os lados da cabeça, os grandes olhos dá visão versátil boa de sua grande altura. Girafas vêem cores e seus sentidos de audição e olfato também.












          O leopardo é uma espécie de felídeo nativo da África e da Ásia. É, com o tigre, o leão, o leopardo-das-neves e a onça-pintada, um dos cinco grandes felinos do gênero Panthera. A espécie apresenta cerca de catorze subespécies regionais distribuídas pela África e Ásia, embora haja controvérsias quanto ao número. É também conhecido informalmente pela denominação de «onça» em Angola.






         O leão é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae. A espécie é atualmente encontrada na África subsaariana e na Ásia, com uma única população remanescente em perigo, no Parque Nacional da Floresta de Gir, Gujarat, Índia. Foi extinto na África do Norte e no Sudoeste Asiático em tempos históricos, e até o Pleistoceno Superior, há cerca de 10 000 anos, era o mais difundido grande mamífero terrestre depois dos humanos, sendo encontrado na maior parte da África, em muito da Eurásia, da Europa Ocidental à Índia, e na América, do Yukon ao México. É uma dos quatro grandes felinos, com alguns machos excedendo 250 quilogramas em peso, sendo o segundo maior felino recente depois do tigre.









         O hipopótamo-comum ou hipopótamo-do-nilo é um mamífero herbívoro de grande porte da África subsariana e uma das duas únicas espécies não extintas da família Hippopotamidae, sendo a outra o hipopótamo-pigmeu. O seu nome provém do grego antigo, significando "cavalo do rio". Apesar das suas semelhanças físicas com os porcos e outros ungulados artiodátilos, os seus parentes vivos mais próximos são os cetáceos dos quais divergiram há cerca de 55 milhões de anos. O antepassado comum das baleias e dos hipopótamos demarcou-se dos outros artiodátilos há cerca de 60 milhões de anos atrás. O fóssil mais antigo conhecido de hipopótamo, pertencente ao género Kenyapotamus em África, data de cerca de 16 milhões de anos atrás. Já foi designado como cavalo-marinho e peixe-cavalo







          Hiena:  Hyaenidae é a família da ordem Carnivora que inclui os vários tipos de hienas e o protelo. O grupo habita as planícies e savanas da África e oeste da Ásia e nenhum dos seus membros corre atualmente perigo de extinção – apesar de a hiena-castanha possuir uma distribuição geográfica restrita ao sul da África.












          Cão-selvagem-africano : o mabeco também conhecido como cão-selvagem-africano ou cão-caçador-africano é um canídeo típico da África que vive em zonas de savana e vegetação esparsa. A espécie já foi comum em toda a África subsaariana. A sua distribuição geográfica atual limita-se ao sul da África especialmente em Namíbia, Zimbábue, Zâmbia, Botswana e sul da África Oriental na Tanzânia e norte de Moçambique. É uma espécie ameaçada de extinção principalmente pela fragmentação do habitat, que aumenta os conflitos com humanos, como perseguição por criadores de gado, acidentes em estradas, doenças de animais domésticos. Como agravante, a espécie naturalmente ocorre em baixas densidades populacionais, mesmo em áreas bem preservadas. A população é estimada em 6600 por toda a África, com cerca de 1400 indivíduos maduros












        Babuíno é a designação genérica para antropoides cercopitecídeos do gênero Papio e afins, caracterizados pelo focinho pontudo, caninos grandes, bochechas volumosas e calosidades nas nádegas. É um animal semi-quadrúpede da ordem dos primatas que mede até 120 centímetros de comprimento









      Chlorocebus pygerythrus é um Macaco do Velho Mundo da subfamília Cercopithecinae, nativo da África. Pode ser conhecido como macaco-vervet, que também pode se referir a todos os membros do gênero Chlorocebus. As cinco subespécies podem ser achadas por todo o sul da África, assim como países no leste. Foi introduzido no Caribe, nas ilhas de Barbados, ilha de São Cristóvão e Nevis, através do tráfico de escravos. Esses macacos vegetarianos possuem a face negra e o pelo do corpo de cor cinza, tendo até 50 cm de comprimento.












Aves  da  África do Sul‎










Shimmering blue-eared glossy starling












        Onde fazer paradas
        Como você não pode descer do carro no meio do parque, sempre vale a pena parar nos rest camps (pontos de apoio) para esticar as pernas, comer e olhar o Sighting Board, que é o painel onde as pessoas marcam os animais que viram e a região. Aliás, os rest camps são realmente fantásticos, alguns mais equipados que outros, mas todos oferecem alimentação, banheiros, lojinha de souvenir e suprimentos.











Hospedagem dentro do Kruger:

        Há vários tipos de alojamentos distribuídos pelos quase 20 mil km² do parque. Você escolhe um tipo de hospedagem num dos Main Rest Camps (tem bangalô, camping e até espaço para motorhome). A única maneira de fazer essa reserva é no próprio site dos parques nacionais.

         DICA: Na África do Sul é mão inglesa, mas não há motivo para pânico. O importante é alugar um carro automático para não ter que passar marcha com a mão esquerda. Para o aluguel,

Nenhum comentário:

Postar um comentário