Chapada Diamantina-Bahia

Gruta da Pratinha - Bahia
















Gruta Azul








Municipio Iraquara - Bahia

Iraquara é vocábulo indígena que significa buraco do mel. Do tupi yra: mel, abelha; e quara ou coara: buraco, cova, cavidade, oco, esconderijo.

A palavra Iraquara tem sua origem no tupi guarani e significa gruta de mel. Ira =, abelha e Quara = toca ou gruta.

Sua população estimada em 2006 era de 28.015 habitantes. Encontra-se no centro da Bahia, na Chapada Diamantina. É bastante visitada por possuir grutas como Pratinha, Lapa Doce, Torrinha, Gruta Azul, Gruta da Fumaça, dentre outras. Visite o site da cidade e conheça mais sobre esse paraíso
Gruta Lapa Doce - Bahia
























Formação com parecida de uma bota e rosto de pessoa dormindo?


Detale do rosto?




Cazinha de aranhas





Continuação da Gruta, local proibido, ja foram pesquizado 24 km sem chagar o final.



O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985 por decreto federal, abrangendo uma área de 1.520 km² na região da Chapada Diamantina, incluindo os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Localiza-se entre as coordenadas geográficas 41º35’-41º15’ de Longitude Oeste e 12º25’-13º20’ de Latitude Sul. O turismo ecológico consciente dá à Chapada as melhores características de um pólo de lazer que preserva a natureza.
Apresenta relevo acidentado, com grutas e cavernas, cânions e rios. A Gruta da Lapa Doce, com 24 quilômetros, é a quinta maior caverna do Brasil. Algumas grutas apresentam pinturas rupestres ainda pouco estudadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário