quinta-feira, 29 de março de 2018

Coliseu



Coliseu

         Coliseu (em italiano: Colosseo), também conhecido como Anfiteatro Flaviano é um            anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com concreto e areia é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.
        A construção começou sob o governo do imperador Vespasiano em 72 d.C. e foi concluída em 80, sob o regime do seu sucessor e Herdeiro, Tito.  Outras modificações foram feitas durante o reinado de Domiciano (81-96). Estes três imperadores são conhecidos como a disnatia flaviana e o anfiteatro foi nomeado em latim desta maneira por sua associação com o nome da família (Flavius).
          O Coliseu poderia abrigar, estima-se, entre 50 mil e 80 mil espectadores, com uma audiência média de cerca de 65 mil pessoas. O edifício era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos,  execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados na mitologia clasica.
          Nesses jogos de cem dias teriam ocorrido combates de gladiadores, ‘venationes’  lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas e outros divertimentos numa escala sem precedentes.



                                                                                                        Vespasiano em 72 d.C.
      

   ·         Construção concluída: 080 AD

·         Altura: 48 m (Arquitetônico)

                                                ·         Arquitetos: Vespasiano e Tito

                                                      Estilo arquitetônico: Arquitetura de Roma Antiga 



        Tito Flávio Sabino Vespasiano, foi um imperador romano, o primeiro da dinastia flaviana, que ocupou o poder em 69, logo após o suicídio de Nero e o conturbado ano dos quatro imperadores. Foi proclamado imperador pelos seus próprios soldados.


         O monumento permaneceu como sede principal dos espetáculos da urbe romana até o período do imperador Honório, no século V. Danificado por um terremoto no começo do mesmo século, foi alvo de uma extensiva restauração na época de Valentiniano III. Em meados do século XIII, a família Frangipani transformou-o em fortaleza e, ao longo dos séculos XV e XVI, foi por diversas vezes saqueado, perdendo grande parte dos materiais nobres com os quais tinha sido construído.












   O Coliseu de Roma foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador. 
         Conta a história que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. Para a inauguração, apenas oito anos depois do início das obras, em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores. 
       As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna.



















1.       O Coliseu de Roma é o maior anfiteatro do mundo e um dos maiores símbolos da cidade italiana.
2.       Inicialmente, ele possuía três andares e depois foi adicionado outro.
3.       O Coliseu possui 45 metros de altura que corresponde a um prédio de dois andares.
4.       O Coliseu foi construído com concreto e areia. Também foram utilizados: pedra, mármore e ladrilho.
5.       Na Roma Antiga, ele abrigava entre 50 e 80 mil pessoas. Possuía cerca de 80 escadas, o que facilitava a saída de tanta gente.
6.       Durante os Jogos Inaugurais estima-se que morreram cerca de 9 mil animais e 2 mil gladiadores.
7.       A arena do Coliseu foi construída em madeira. No entanto, recebe esse nome uma vez que a estrutura era coberta de areia.
8.       A arena media 87,5 metros por 55 metros.
9.       Alguns espetáculos incluíam animais exóticos, os quais eram importados da África como leões, panteras, elefantes, rinocerontes, girafas, etc.
10.   As arquibancadas eram divididas segundo as classes sociais: o pódio, para as classes altas; a maeniana, para a classe média; e os pórticos, para a classe baixa.
11. Ele foi construído no local que sofreu com um grande incêndio durante o governo do Imperador Nero.




O Arco de Tito, situado na Via Sacra, a sudeste do Forum Romam.





As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna.






Nenhum comentário:

Postar um comentário