sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Belém do Pará


Belém do Pará
Belém ( pronúncia Português:  [bɛɫɐĩ̯] , literalmente " Belém ") é um brasileiro da cidade, a capital e a maior cidade do estado de Pará, no país, região norte . É o portão de entrada para a Amazônia com um movimentado porto, aeroporto e ônibus / estação de coach. Belém fica a cerca de 100 km rio acima do Oceano Atlântico , no Rio Pará , que faz parte do maior sistema do Rio Amazonas, separada da maior parte do delta do Amazonas pela Ilha de Marajó ( Ilha de Marajó ). Com uma população estimada em 1,402,056 2,249,405 pessoas -, ou considerando sua área metropolitana - é a cidade 11 º mais populoso do Brasil (além de ser o segundo maior na Região Norte , atrás apenas de Manaus , no Amazonas estado), bem como ser a 16 por relevância econômica .
Fundada em 1616 pelo Reino de Portugal , Belém foi a primeira colônia européia na Amazônia, mas não se tornou parte do Brasil até 1775. A nova parte da cidade tem prédios modernos e arranha-céus. A parte colonial mantém o charme de praças arborizadas, igrejas e tradicionais azulejos azuis. A cidade tem uma rica história e arquitetura da época colonial. Recentemente, assistimos a um boom de arranha-céus. A sua área metropolitana tem mais de 2 milhões de habitantes.
Belém também é conhecida como a metrópole da Amazônia brasileira ou a Cidade das Mangueiras (cidade de manga árvores), devido ao grande número dessas árvores encontradas na cidade. Os brasileiros costumam se referir à cidade como Belém do Pará ("Belém do Pará") ao invés de apenas Belém , de modo a diferenciá-lo do bíblico Belém na Cisjordânia (território palestiniano) e também de Belém em Portugal .
Belém é servida por dois aeroportos: Val de Cães International Airport que liga a cidade com o resto do Brasil e em outras cidades na América do Sul e Brig. Protásio de Oliveira Airport (Júlio César) Aeroporto dedicada à aviação geral.
Nome
O Belém é o nome de Português para Belém , a cidade onde Jesus Cristo nasceu. A cidade teve alguns outros nomes antes de se tornar Belém.
Geografia
A cidade de Belém, capital do Pará, é cheia de recortes e reentrâncias que formam ilhas ao redor dela. Existem 55 dessas ilhotas, a maioria dos quais são selvagens e desabitadas, embora alguns são o lar de populações pequenas.
Estes incluem as ilhas de Mosqueiro, cercada por 14 praias de água doce, e Caratateua que recebem um grande número de visitantes no verão. Além destes e também perto de Belém, é a ilha de Tatuoca, que é a localização do único geofísica estação na América Latina, uma das sete do mundo.
Situado na baía de Guajará , no estuário dos rios Guamá Rio e Pará , a cidade começou como um porto fluvial em 1616, imediatamente após a francesa foram expulsos de São Luís 
Clima
Belém tem um clima floresta tropical . Um clima tropical floresta, também conhecido como um clima equatorial, é um tipo de clima tropical em que não há nenhuma estação seca . Todos os meses têm significa precipitação valores de pelo menos 60 mm.Encontra-se geralmente em latitudes no prazo de cinco graus do equador, que são dominadas pela Zona de Convergência Intertropical . O clima floresta tropical é denotado Af na classificação climática de Köppen . floresta tropical é a vegetação natural nas regiões equatoriais.


  • Mangal das Garças - Localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40 000 metros quadrados, no entorno do Arsenal da Marinha.








Catedral Metropolitana de Belém ou simplesmente Catedral da Sé é a sede da Arquidiocese de Belém, na cidade de Belém do Pará e parte integrante do complexo histórico e religioso da cidade velha, denominado Feliz Lusitânia.





Complexo Ver-o-Peso - Composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio (relógio original da Inglaterra), Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal.


A construção do Mercado de Ferro, como inicialmente era conhecido o Mercado Ver-o-Peso, foi autorizada pela lei municipal nº 173, de 30 de dezembro de 1897, e sua edificação, com o projeto de Henrique La Rocque, teve início no ano de 1899. Toda a estrutura de ferro do Mercado foi trazida da Europa seguindo a tendência francesa de art nouveau da belle époque. Foi inaugurado em 1901.

 Mercado Ver-o-Peso, numa área que era formada pelo igarapé do Piri, os portugueses instalaram um posto de fiscalização e tributos dos gêneros trazidos para a sede das capitanias (Belém-PA). Este posto foi denominado Casa de Haver o Peso, que também tinha como atividade o controle do peso dos produtos comercializados. No início doséculo XIX, o igarapé Piri foi aterrado e, na sua foz, foi construída a doca do Ver-o-Peso.


 Mercados de Peixe e de Carne, este último também conhecido como Mercado Municipal ou Mercado Bolonha, uma vez que sua edificação foi feita pelo engenheiro Francisco Bolonha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário