segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Praia dos Nativos, Trancoso, Bahia, Brasil




Praia dos Nativos - Trancoso/BA
Praia dos Nativos é o nome da praia mais movimentada de Trancoso, situada ao norte da barra do  Rio Trocoso . Com águas calmas e arrecifes que formam piscinas naturais, a praia dos Nativos é muito frequentada por turistas. Uma das principais atrações são os riachos que cortam a orla de norte a sul. Em menos de uma hora de caminhada, chega-se ao Rio da Barra
















História - Trancoso é um povoado pertencente ao município de Porto Seguro, no estado da Bahia, no Brasil.

Segundo o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.

A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado "Quadrado"), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar[2]. Hoje, esse espaço é Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo. Destinado às classes mais ricas, ali está instalado um dos hotéis da rede Club Mediterranée. Graças a esta afluência, também o artesanato tem se desenvolvido, com características primitivistas.

Casas no Quadrado

No dia 20 de janeiro de cada ano, é celebrada a Festa de São Sebastião, muito popular e alegre, onde toda a população nativa, além de turistas, participam. No dia da festa, os homens transportam um mastro de madeira com mais de metros metros de altura, encimado com a bandeira de São Sebastião, substituindo a do ano anterior.

*********************************************************************************



Nenhum comentário:

Postar um comentário