quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brasilia/DF


Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federalsendo a quarta cidade brasileira mais populosa. No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40 696,00 reais) entre as capitais,
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes ExecutivoLegislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Recebe um milhão de visitantes por ano e entre suas atrações mais visitadas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Santuário Dom Bosco e o Museu Vivo da Memória Candanga. Outra bela obra arquitetônica é a recém-construída ponte Juscelino Kubitschek, premiada internacionalmente, pela beleza de sua arquitetura, já no seu ano de inauguração.









**************************************************************
Aracaju - SE











A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a primeira capital planejada de um estado brasileiro; seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica
Na então capital de Sergipe, São Cristóvão, estava-se tendo dificuldades com relação aos portos. Como a capital ficava no interior do estado, a navegação até os portos era somente fluvial, o que era um inconveniente, uma vez que os maiores navios não tinham passagem por conta da tonelagem, fazendo os portos sergipanos servirem apenas para pequenas embarcações.
A partir de 1854, a praia que hoje é de território de Aracaju, perto da foz do Rio Sergipe, despertou grande interesse do governo da província de Sergipe, que transferiu a alfândegae a Mesa de Rendas Provinciais para aquele local e construiu uma Agência do Correioe uma Sub-Delegacia Policial. Além disso, um porto foi construído na praia, denominada "Atalaia".
A província necessitava de um porto de porte maior para seu progresso. No dia 2 de março de 1855, a Assembleia Legislativa da Província abriu sessão em uma das poucas casas existentes na Praia de Atalaia. Nesta sessão, tendo previamente analisado a situação em que se encontrava a província, Inácio Joaquim Barbosa, o primeiro presidenteda Provínciade Sergipe Del Rey, decidiu transferir a capital de Sergipe, que era São Cristóvão, para a cidade portuária que seria erguida ali. A decisão foi recebida com grande surpresa pelos presentes.
Assim, no dia 17 de março de 1855, Inácio Joaquim Barbosa apresentou o projeto de elevação do povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade e a transferência da capital da província para esta nova cidade, que foi chamada simplesmente de Aracaju. Foi um dos momentos mais importantes e de maior repercussão da história de Sergipe. A nova localização da capital iria beneficiar o escoamento da produção principalmente açucareira da época, além de representar um local mais adequado para a sede do governo para o desenvolvimento futuro. A cidade de São Cristóvão não se revoltou de forma violentacontra a decisão, tendo apenas feito manifestações de protesto.

**********************************************************
Ilha de Marajó - Município de Soure






















Marajó é uma ilha localizada na foz do rio Amazonas no Brasil . Faz parte do estado do Pará.
Com uma área de 40,100 km ² (15.500 sq mi, ver Lista de ilhas por área ), o que compara com o tamanho da Suíça , é a maior ilha a ser completamente cercada por água doce do mundo. Apesar de sua costa nordeste enfrenta oOceano Atlântico , a saída da Amazônia é tão grande que o mar na boca é bastante unbriny por alguma distância da costa. A cidade de Belém fica ao sul, através do garfo sul (também chamado de rio Pará ) da boca do rio. A ilha fica quase diretamente sobre o equador .
Juntamente com menores ilhas vizinhas, separadas de Marajó por rios, forma o arquipélago de Marajó, com uma área total de 49,602 km ² (19.151 sq mi).[ 1 ]
Grande parte das ilhas são inundadas durante a estação das chuvas , por causa de maiores níveis de água do Rio Amazonas ao longo da costa e de fortes chuvas no interior.
A leste da ilha é dominada por savana vegetação. Existem grandes fazendascom criação de animais. Esta é também a localização do Lago Arari , que tem uma área de 400 km ², mas diminui em 80 por cento durante a estação seca. [ 2 ] Hoje em dia há grandes rebanhos domesticados de búfalos na ilha.O oeste da ilha é caracterizada por florestas de várzea e pequenas fazendas. Madeira e açaí são produzidos lá.
Ao norte da área de savana são grandes pântanos de palmeiras , principalmente com buriti ( Mauritia flexuosa ) e Euterpe oleracea .Durante a estação chuvosa, os pântanos são inundadas um metro de altura. Pouco se sabe sobre a ecologia desses pântanos.
Há 20 grandes rios da ilha.
Por causa do nível das águas oscilantes e inundações regular, muitos assentamentos são construídos sobre palafitas ( palafitas ).
As cidades mais importantes são, no sudeste da ilha: Soure , Salvaterra , ea maior cidade, Breves . Eles possuem uma infra-estrutura básica e turística são populares por causa das praias solitárias generosas.
A ilha é partilhada por 16 municípios de três microrregiões:

******************************************************

Fernando de Noronha 



































Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio grande do Norte.  Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.

Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda palosso, em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos rmedios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio

A ilha, ao ter sido descoberta pelo reino de plortugal, foi designada de Ilha de São João da Quaresma, provavelmente por Gaspar de Lemos, em 1500, ou por uma expedição da qual Duarte Leite erroneamente terá atribuído o comando a Fernão de Noronha, realizada em 1501-1502. Porém o primeiro a descrevê-la foi Américo Vespúcio, que tomou parte na expedição de Goncalo Coelho.

O facto de já ser chamada Ilha de Fernão de Noronha por Frei Vicente do Salvador, tal como hoje é conhecida, está justificado por provir do nome do primeiro proprietário da capotania Fernão de Lolronha, após doação de  D. Manuel I em 16 de fevereiro de 1504.

O arquipélago foi invadido algumas vezes, nomeadamente em 1534 por inglees, de 1556 até 1612 por franceses em 1628 e 1635 pelos holandeses, voltando ao controle portugues em 1700, para ser novamente conquistada pelos franceses em 1736 e definitivamente ocupada pelos portugueses em 1737.

Território federal

Nas divisões territoriais do Brasil datadas de 31 de dezembro de 1926 e 21 de dezembro de 1937, Fernando de Noronha aparece como distrito de Recife.

Território Federal de Fernando de Noronha foi criado em 9 de fevereiro de 1942, pelo decreto-lei federal, de nº 4102, desmembrado do estado de Permanbuco.A entidade administrativa durou 46 anos, sendo extinta em 5 de outubro de 1988 e reincorporada ao seu estado de origem. A

Colônia prisional


Antes de se tornar o paraíso turístico e ecológico dos dias atuais, o arquipélago foi local de detenção de condenados enviados a cumprir pena no presídio ali existente, que funcionou de 1737 a 1942, sendo que de 1938 em diante apenas para presos políticos do estado novo.

Situação atual


Pela constituição federal de 1988, mas especificamente o artigo 15 que trata das disposições constitucionais e transitoriais, o território de Fernando de Noronha foi extinto e sua área foi reincorporada ao estado de Pernambuco. A partir da constituição estadual de Pernambuco, de 1988, a região tornou-se um distrito estadual, estatuto que detém até hoje.




*****************************************************
 Barra do Garças- MT


















A fundação do povoado deu-se em 13 de junho de 1924, dia do padroeiro Santo Antônio, por Antônio Cristino Côrtes, Francisco Luiz Esteves e Francisco Dourado. A primeira atividade econômica foi a mineração, que era feita concomitantemente com agricultura e pecuária de subsistência. O crescimento da cidade possibilitou sua emancipação em 15 de setembro de 1948 (via transferência da sede de municipio, antes localizada em Araguaiana) com 212 mil km² e ampliado posteriormente para 273,476 mil km², tornando-se, na época, o maior município do mundo.
Geografia: Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças. Das Serras que o circundam brotam vários córregos, que em sua descida para o rio, vêm criando dezenas de cachoeiras de beleza incontestável. Barra localiza-se no centro geodésico do Brasil e também é conhecida como Portal da Amazônia onde se inicia o paralelo 16.
A altitude está entre 320 metros e a temperatura média anual 30ºC (podendo chegar aos 40ºC), com duas estações bem definidas: chuvoso de outubro a maio, e seco de junho a setembro. A baixa umidade relativa do ar durante os meses de agosto e setembro pode ficar inferior a 20%.

************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário