quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Barra do Garças/MT- Brasil


A fundação do povoado deu-se em 13 de junho de 1924, dia do padroeiro Santo Antônio, por Antônio Cristino Côrtes, Francisco Luiz Esteves e Francisco Dourado. A primeira atividade econômica foi a mineração, que era feita concomitantemente com agricultura e pecuária de subsistência. O crescimento da cidade possibilitou sua emancipação em 15 de setembro de 1948 (via transferência da sede de municipio, antes localizada em Araguaiana) com 212 mil km² e ampliado posteriormente para 273,476 mil km², tornando-se, na época, o maior município do mundo.
Geografia: Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças. Das Serras que o circundam brotam vários córregos, que em sua descida para o rio, vêm criando dezenas de cachoeiras de beleza incontestável. Barra localiza-se no centro geodésico do Brasil e também é conhecida como Portal da Amazônia onde se inicia o paralelo 16.
A altitude está entre 320 metros e a temperatura média anual 30ºC (podendo chegar aos 40ºC), com duas estações bem definidas: chuvoso de outubro a maio, e seco de junho a setembro. A baixa umidade relativa do ar durante os meses de agosto e setembro pode ficar inferior a 20%.



















Construído na cidade de Barra do Garças-MT, a aproximadamente 500 km da capital Cuiabá, o discoporto, único no mundo, é motivo de curiosidade e uma das atrações turísticas desse município aos pés da Serra Azul, um local com cachoeiras incríveis e piscinas naturais (algumas de águas termais) em meio ao cerrado brasileiro.


Telefone publico



Nenhum comentário:

Postar um comentário