terça-feira, 31 de março de 2015

Belize



Belize (no período colonial, designado por Honduras Britânicas) é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenho e de ocastelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do mar do Caribe e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de norte a sul e 110 km de leste a oeste.
Com 22 960 km² de área e uma população de 333 200 habitantes (est. 2010), o Belize possui a mais baixadensidade populacional da América Central. A taxa de crescimento populacional situa-se nos 3,15% (est. 2012) e é uma das mais altas da região, bem como uma das mais altas de todo o hemisfério ocidental. A abundância de espécies de fauna e flora e a sua diversidade de ecossistemas fazem do Belize um dos locais-chave do Corredor Biológico Mesoamericano.
O Belize tem uma sociedade diversificada, compreendendo uma míriade de culturas e línguas. É a única nação da região com uma herança colonial britânica, mas, sendo parte do ocidente da América Ocidental, partilha uma herança comum com outros países centro-americanos. De um modo geral, o Belize é considerado uma nação com fortes ligações quer às Caraíbas, quer à América Latina. É membro daComunidade das Caraíbas (CARICOM), da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenho.
inglês é a língua oficial. A maior parte dos belizianos que não tenham imigrado recentemente de países vizinhos têm pelo menos um conhecimento básico de inglês. O inglês e um crioulo inglês predominam ao longo da costa e no centro e sul do país.

Marco da Capital 

 Rua de Belize

 Terminal Rodoviario


Terminal Rodoviario

  Rua de Belize


  Rua de Belize





 Porto Maritimo









*************************************************************************************************************************

A história recente de Caye Caulker começou quando refugiados das guerras mexicanas de Caste. O "caye" foi comprado formalmente por Luciano Reyes em torno de 1870. Os terrenos foram vendidos a seis ou sete famílias, a maioria ainda descendentes vivem na ilha actualmente. A influência destas famílias é ainda muito acentuada.
Com poucos habitantes, os produtos alimentícios provêm principalmente da agricultura local. O côco e a indústria piscatória transformaram-se em espaços económicos importantes na ilha. Mesmo actualmente algumas das mulheres mais velhas continuam a processar o óleo de côco para uso próprio e a comercializa-lo, embora geralmente a maior parte é sejam colhida e enviada para o continente.





Apesar do crescimento do turismo, Caye Caulker permanece como uma vila pequena com um sabor cultural distinto não encontrado no turismo com maior desenvolvimento. É privilegiado a tradição e a sua preservação. Quase todos os negócios são realizados localmente. Veículos maiores do que carros do golf raramente são vistos, e o alojamento é em pequena escala e relativamente mais económico comparando com outros destinos turísticos.

Rua de Caye Caulker 


Hotel Caye Caulker 

Rua de Caye Caulker