sábado, 21 de setembro de 2013

Praias do Ceara/Brasil


Canoa Quebrada - Ceara


Canoa Quebrada é uma praia localizada no litoral leste do Estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Distante 166 km de Fortaleza e 18 km da sede do município de Aracati, a qual pertence.
A sua paisagem é caracterizada por dunas e falésias avermelhadas de até trinta metros acima do nível do mar.
A povoação de Canoa Quebrada nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves. Descoberta na década de 1960 por cineastas franceses do movimento em "Nouvellebelea Vague", a povoação sofreu um choque de culturas, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até hoje.
Reza a tradição local que, de diaveio, os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de fimagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.
A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos "hippies", que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses "hippies" fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de Bella Dona, por Bruno Barreto), tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará.


Canoa Quebras - Clique na foto para visualizar


















*********************************************************************************

Aquiraz - Fortaleza/Ceara


Aquiraz é um municípiobrasileiro do estadodo Ceará, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.
Situada na costa leste do litoral cearense, a 27 km de Fortaleza, a cidade de Aquiraz guarda em suas raízes as tradições indígena e do colonizador europeu, não esquecendo os marcantes traços da cultura africana espalhados em todo município.
A então vila foi criada pela ordem régia de 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se, portanto, sede administrativa da capitania do Siará-Grande até o ano de 1726, ou seja foi capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza.
A história de Aquiraz mistura os primeiros habitante destas terras, os índios potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé, com os portugueses religiosos e militares que vieram habitar esta região visando à catequização dos índios e à proteção do território contra invasões de outros povos europeus.
A localidade de Aquiraz conheceu a presença dos portugueses depois que estes resolveram explorar as terras ao norte da ponta do Iguape, na qual foi construído o Reduto Novo.
Aquiraz é conhecida como "a primeira capital do Ceará". Em seu perímetro central, situado em torno da bucólica praça Cônego Araripe, a qual tem traçado de missão jesuítica, encontram-se as principais edificações de interesse histórico-arquitetônico do local. Entre elas, podemos citar a imponente Igreja Matriz de São José de Ribamar, construída no século XVIII. O templo apresenta ecletismo no estilo, predominando os traços barrocos e neoclássicos, frutos das várias modificações que passou ao longo dos anos. Destaca-se no nicho central do altar-mor a imagem do padroeiro São José de Ribamar, calçado de botas, relembrando o bandeirante audaz. Segundo a lenda, ela foi encontrada por pescadores em uma das praias do lugar. A princípio quiseram levá-la para um outro povoado, entretanto nem mesmo um carro de boi conseguiu removê-la. Porém, quando surgiu a ideia de que a Igreja de Aquiraz seria o melhor local para o santo, este ficou leve e uma só pessoa conseguiu transportá-lo. O "São José de Botas" continua sendo alvo de grande devoção popular.
Outro monumento importante é a antiga Casa de Câmara e Cadeia iniciada no século XVIII e concluída no ano de 1877. Atualmente, o prédio sedia o Museu Sacro São José de Ribamar, fundado em 1967, sendo considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste. Seu acervo compõe-se de mais de 600 peças de caráter religioso datadas dos séculos XVII , XVIII e XIX, alusivas à fé do povo cearense. O antigo sobradão tem sua arquitetura original bastante conservada, pode-se observar as grades das antigas selas no pavimento inferior, e o assoalho reforçado com vigas de carnaúba na parte superior onde antes funcionava a câmara, o fórum e a prefeitura municipal. A peça mais importante do acervo é uma cruz processional de prata cinzelada datada do século XVIII, herança dos jesuítas que estiveram em Aquiraz.





















*********************************************************************************
Morro Branco - Ceara
Morro Branco é um praia brasileira localizada na cidade de Beberibe no estado do CearáÉ conhecido pelas diversas colorações de areias, usadas no trabalho de silicografia(arte de desenhar com areia).
praia do Morro Branco fica localizada no litoral leste cearense. Sua distância do centro de Beberibe é de 5km, e tem 91 km de fortaleza. O acesso feito pela pista Beberibe-Morro Branco, passando pela entrada do bairro Sítio Lucas e COHAB.
Atrações: Dentre as atrações da praia, estão o Labirinto do Morro Branco, formado pela erosão nas falésias, e as dunas. Muitas pessoas ainda se arriscam a subir até o farol, principalmente ao entardecer, pois o pôr-do-sol é belíssimo.Ainda há casas de veraneio, rede hoteleira, porto de jangadas e feira de artesanato.

História
Localizado entre os rios Choró e Piranji e suas bocas, tinha como primeiros habitantes os índios Potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco Tupicomo os Jenipapo-Kanyndéviviam. A partir do século XVII recebeu as primeiras expedições de portugueses religiosos e militares que vieram por estas bandas devido os processos de aldeiamento e catequização dos índios e proteção contra os invasões de outros europeus: e ainda sobreviventes do naufrágio de uma embarcação Portuguesa(segundo a tradição oral).


Os primeiros registros sobre Beberibe como um núcleo urbano português dão conta de que a povoação surgiu a partir de uma sesmaria concedida a Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire, João Carvalho Nóbrega e ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, em 16 de agosto de 1691.
Mas foi somente no início do século XIX que houve uma ocupação do local, quando Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo, em Cascavel, e Pedro Queiroz Lima, morador do sítio Mirador, em Aquiraz, chegaram àquele núcleo.
Baltazar comprou o sítio Lucas, nome primitivo de um dos distritos de Cascavel, no ano de 1783, e Pedro, na mesma época, o sítio Bom Jardim. A proximidade favoreceu o relacionamento das duas famílias. E o sítio Lucas, que oferecia melhores condições de povoamento, deu início a um importante núcleo do qual originou a cidade de Beberibe.
Antes de ser conhecido por Lucas, o local recebeu a denominação de Uruanda, nome atribuído pelos indígenas que ocupavam a região. Beberibe foi o nome com o qual Brasiliano Ferreira de Araújo registrou as suas terras, adquiridas por 10 mil réis, localizadas onde hoje é a sede do Município. A preocupação de Brasiliano foi doar a área para a construção da igreja. Inaugurada em 1875, a igreja impulsionou o crescimento do povoado, já então conhecido por Beberibe. E em 5 de julho de 1892 foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.

Areias Corolidas - Clique na foto para visualizar




















*********************************************************************************
Cumbuco - Ceara

Cumbuco é um praia brasileira localizada no município de Caucaia, a 30 km da capital, Fortaleza no estado do Ceará. É uma das melhores praias do litoral Norte do Brasil para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que bem ganhando espaço entre os deportes náuticos mais praticados no mundo.
Cumbuco tem uma paisagem muito variada com lagoas e dunas. A infra-estrutura hoteleira permite o turismo, com transfers e pousadas totalmente adequada para esportistas do mundo todo que praticam esta modalidade, além da publicidades e cardápios e catálogos, por exemplo, que utilizam o inglês como idioma predominante além do português.

Muitos meios de hospedagem já adaptaram suas instalações com um grande jardim para manutenção e limpeza dos equipamentos. A área imobiliária bem avançando rapidamente por causa do aumento significativo da demanda turística. Outro ponto interessante é que perto de cumbuco existe também um lagamar chamado de Cauipe, que possui excelentes condiciones para treinamento de Kitesurfistas do mundo todo, vento forte e água plana. Alguns dos melhores kitesurfistas treinam nesta lagoa. O windsurf também tem espaço garantido na praia de Cumbuco


Praia de Cumbuco-CE











*****************************************************************************

Jijoca de Jericoacoara é o município mais setentrional do do estado brasileiro do Ceará, que tem como atração natural principal a Praia de Jericoacoara.
De acordo com os nativos, o nome Jijoca é uma homenagem aos primeiros habitantes do lugar, Gi e Joca, um casal de índios fugitivos que lá se abrigaram.O nome Gijoca é a junção dos nomes do casal.
Até a emancipação, em 1991, o nome do município era escrito com "G" inicial, porém após receber o título de cidade foi substituído por um "J" inicial tornando-se Jijoca de 
Jericoacoara
A indicação de Jericoacoara no território e história do Ceará, vem bem antes da criação do distrito de Acaraú ou da descoberta deste pelo turismo internacional em meados da década de 1970. Este já era indicado nas cartas geográficas do século XVII.
Área conhecida como parte das terra dos índios Tremembé, foi local de instalação do vilarejo e forte de Nossa Senhora do Rosário, que serviu como base de apoio aos portugueses nas batalhas contra os franceses que ocupavam o Maranhão

  • Lagoa Azul: lagoa de água doce e cristalina cercada por vegetação nativa, tem a alcunha popular de Caribe Nordestino











Duna do Pôr-do-Sol: a oeste da vila de pescadores, há a grande duna, local mais procurado para se ver o pôr-do-sol em Jericoacoara. Fica ao lado da Praia das Canoas. É famosa por ser possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, em decorrência de sua localização peninsular.



Praia da Malhada: importante praia da região. É muito procurada para a prática do surf




  • Pedra Furada: é o ícone de Jericoacoara. Está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote, que tem quase 2km de extensão. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco/portal esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa, o acesso ao local é feito por um passeio pela praia de cerca de 30 minutos. O percurso até ela é marcado por paisagens de praias, grutas, como o Poço da Princesa, e peculiares formações rochosas.