quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Praia do Jacare/Paraiba


Praia do Jacare - Cabedelo/Paraiba

Praia Fluvial do Jacaré ou Praia do Jacaré é uma área turística que faz parte do corredor turístico de João Pessoa. Nessa área estão concentrados bares, restaurantes, hotéis, casas de artesanato, casas de pescadores, etc.
Os turistas que conhecem a praia de Jacaré costumam ficar encantados com as belezas naturais oferecidas pela rica fauna e flora ali encontradas, mas sem dúvida, o espetáculo mais bonito é proporcionado pelo Sol, que se põe de mansinho, enquanto é saudado pelo Bolero de Ravel, que é executado diariamente por Jurandy do Sax nos bares instalados às margens do Rio Paraíba. A praia também é um local de pescaria e de esportes como o remo. Algumas pessoas vão à praia velejar.












*********************************************************************************

Praia areia Vermelha -Cabedelo/Paraiba

Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é um parque estadual localizado no município de Cabedelo, no estado da Paraíba, com uma área de 230 hectares, e foi criado pelo decreto estadual 21.263 de 28 de agosto de 2000.
ilha de Areia Vermelha é um banco de areia de cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura situado no município de CabedeloParaíba, em frente a Praia de Camboinha. Aparece sempre que a maré baixa, do mesmo modo que os corais de picãozinho, em Tambaú. É um ótimo lugar para banhos, já que possui piscinas naturais e corais, numa água transparente de tom verde-claro. Nos corais que a cercam é necessário cuidado e prudência. Não é aconselhado andar sobre eles, para evitar acidentes, bem como a depredação destes.
A criação do parque apresenta alguns objetivos específicos:
  1. Proteger e preservar integralmente os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas;
  2. Despertar nos visitantes consciência ecológica e conservacionista;
  3. Controlar e ordenar o turismo sustentável e as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental;
  4. Gerenciar e fiscalizar a área para utilização racional do espaço;
  5. Controlar e fiscalizar as atividades degradadoras;
  6. Garantir a integridade da paisagem.
Algumas atividades são proibidas no local. São estas:
  1. Implantação de atividades que venham a causar danos, poluição e degradação do ecossistema;
  2. Lançamento de resíduos e detritos de qualquer natureza passíveis de provocar danos à área;
  3. Exercício de atividades de captura, pesca, extrativismo e degradação dos recifes;
  4. Uso de equipamentos náuticos não autorizados;
  5. As demais atividades danosas previstas na legislação ambiental








*********************************************************************************

Praia Coqueirinho - Conde - Paraiba


Área de Proteção Ambiental Estadual de Tambaba está localizada na microrregião do Litoral Sul Paraibano, no município do Conde (distrito de Jacumã), Paraíba. Foi decretada como Unidade de Conservação em 26 de março de 2002, pelo Decreto Estadual nº 22.882, e abrange as localidades costeiras de Lagoa Preta, Praia de Tabatinga, Fazenda Bucatu, Praia de Coqueirinho, Praia de Tambaba e Praia de Graú.
A área abrange aproximadamente 3.270 ha, limita-se a leste com a linha de costa e é delimitada por um polígono de dez lados. Encontra-se inserida na Bacia Sedimentar Pernambuco-Paraíba. O clima dominante é do tipo tropical quente-úmido, com chuvas de outono-inverno e um período de estiagem de cinco a seis meses. As precipitações pluviométricas médias anuais oscilam em torno de 1.600 mm, com chuvas que iniciam em fevereiro, sendo os meses mais chuvosos maio e junho.

Situação atual da área

Na APA de Tambaba as atividades de lazer, turismo e agrícola caracterizam o uso atual da área. As praias de Tambaba, Coqueirinho e Tabatinga vêm, nos últimos anos, sendo ocupadas com edificações de casas de veraneio, bares e pousadas. A pavimentação da via PB–008, trecho Jacumã–Tambaba, tem acelerado o processo de ocupação e atraído significantes empreendimentos turísticos para a região. A vocação turística da região ficou evidente com a criação de Primeira Praia de Naturismo do Nordeste, na praia de Tambaba. Não existe nenhuma infra-estrutura básica na área, como saneamento, rede coletora de esgoto, água encanada, coleta regular de lixo e local adequado para disposição final. As principais vias de acesso são Br–101 e a PB-008 que margeia toda a área proposta.
Esta unidade já conta com a chefia, e o conselho gestor devidamente instalado atualmente desenvolve um programa de educação ambiental com vistas a diminuir a incidência de resíduos sólidos, sobretudo, plásticos e vidros em toda a sua área.










*********************************************************************************

Praia do Amor




*****************************************************************************

João Pessoa