sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Macapá - Amapá

Macapá

Amapá é um dos estados do Brasil , localizado no extremo norte, na fronteira com a Guiana Francesa e Suriname , ao norte. Para o leste é o Oceano Atlântico , e ao sul e oeste é o estado brasileiro do Pará . O estuário dorio Oiapoque , que já foi considerado o ponto mais setentrional do Brasil, está no extremo norte do litoral brasileiro. A característica dominante da região cento-90 do total da área é a Floresta Amazônica . Florestas inexploradas ocupam 70 por cento do seu território. Capital do estado e maior cidade de Macapá só pode ser alcançada por barco ou avião .

História

Como a " Capitania "da Costa do Cabo Norte , a região foi invadida pelo Inglês e Holandês , que foram repelidos pelo Português . OTratado de Utrecht em 1713, estabeleceu os limites entre o Brasil ea Guiana Francesa , mas estes não foram respeitados pelos franceses. No século 18, a França retomou o controle da área. Essa disputa vai continuar até 1900.
Com a descoberta de ouro e uma valorização da borracha no mercado internacional, durante o século 19, o que levou ao aumento da população no Amapá, a disputa territorial com a França foi levado a uma cabeça e, finalmente, em 1 de dezembro de 1900, a Comissão de Arbitragem de Genebra cedeu a posse do território ao Brasil, que incorporou no estado do Pará com o nome do conjunto de Araguari (nomeado para o rio de mesmo nome ). Tornou-se o governo federal território do Amapá, em 1943.
A descoberta de ricas de manganês depósitos em Serra do Navio , em 1945, revolucionou a economia local, mas não conseguiu Amapá soberania até 5 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição brasileira .

Geografia
O Estado do Amapá também possui a menor taxa de perda de sua vegetação original para qualquer estado brasileiro em apenas 2%. Maior parte do território do Amapá é coberta com floresta, enquanto as demais áreas são cobertas com savana e planícies. Na costa do Amapá, praias quase intactas misturar com pântanos, criando a maior representação deste bioma no Brasil, e essa mistura de água salgada e doce é perfeito para a reprodução cadeia alimentar de várias espécies animais.
Clima
Um clima equatorial é um tipo de clima tropical em que não há nenhuma estação seca -se significar todos os meses precipitaçãovalores de pelo menos 60 mm. Geralmente é encontrada em latitudes dentro de cinco graus do equador , que são dominadas pela Zona de Convergência Intertropical . O clima equatorial é denotada Af na classificação climática de Köppen . floresta tropical é a vegetação natural em regiões equatoriais.


Fenômeno solar chamado Equinócio, 



Na astronomiaequinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do latimaequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol(alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol(crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.
As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim num ano comum, tendo 365 dias e - portanto - mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns as datas tendem a se adiantar um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso, devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.
Também se verifica que a cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a se atrasar. Isto implica que, ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendam a ocorrer cada vez mais cedo. Dessa forma, no século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2002 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março. Prevê-se que a partir de 2044 passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19 . Esta tendência só irá se desfazer no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três.

























Estádio Milton Corrêa , geralmente conhecido como Zerão , é um estádio multi-uso localizado em Macapá , Brasil . É utilizado principalmente para futebol e partidas hospeda os jogos em casa do Amapá Clube , Esporte Clube Macapá , Oratório Recreativo Clube, Trem Desportivo Clube , Futebol Clube de Santos (AP) , São Paulo Futebol Clube (AP) e Clube Ypiranga . O estádio tem uma capacidade máxima de 10.000 pessoas e foi construído em 1990. O nome (e da fama) vem da circunstância incomum que a linha de meio-campo supostamente reside exatamente no Equador - zero latitude -, fazendo com que cada equipe para defender um hemisfério.
Zerão é de propriedade do Governo do Estado do Amapá. O estádio recebeu o nome de Milton de Souza Corrêa, que era um ex-presidente da Federação de Futebol do Estado do Amapá . O estádio é apelidado do bairro onde está localizado, Marco Zero (o bairro é chamado Marco Zero ("marca de 0" em Inglês), uma vez que está localizado na linha do Equador). Zerão significa Grande Zero, denotando a latitude 0 - Equador.
História
Em 1990, as obras foram concluídas Zerão. Foi nomeado Estádio Ayrton Senna, e foi nomeado após o piloto de Fórmula 1. O jogo foi disputado em 17 de outubro do mesmo ano, quando Independente Trem bater por 1-0. O primeiro gol do estádio foi marcado por Mirandinha Independente de. Recorde do estádio atendimento atualmente está em 10.000, definir nesse jogo. Em 1994, após a morte de Milton de Souza Corrêa, o estádio foi renomeado para seu nome atual, Estádio Milton Corrêa


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Belém do Pará


Belém do Pará
Belém ( pronúncia Português:  [bɛɫɐĩ̯] , literalmente " Belém ") é um brasileiro da cidade, a capital e a maior cidade do estado de Pará, no país, região norte . É o portão de entrada para a Amazônia com um movimentado porto, aeroporto e ônibus / estação de coach. Belém fica a cerca de 100 km rio acima do Oceano Atlântico , no Rio Pará , que faz parte do maior sistema do Rio Amazonas, separada da maior parte do delta do Amazonas pela Ilha de Marajó ( Ilha de Marajó ). Com uma população estimada em 1,402,056 2,249,405 pessoas -, ou considerando sua área metropolitana - é a cidade 11 º mais populoso do Brasil (além de ser o segundo maior na Região Norte , atrás apenas de Manaus , no Amazonas estado), bem como ser a 16 por relevância econômica .
Fundada em 1616 pelo Reino de Portugal , Belém foi a primeira colônia européia na Amazônia, mas não se tornou parte do Brasil até 1775. A nova parte da cidade tem prédios modernos e arranha-céus. A parte colonial mantém o charme de praças arborizadas, igrejas e tradicionais azulejos azuis. A cidade tem uma rica história e arquitetura da época colonial. Recentemente, assistimos a um boom de arranha-céus. A sua área metropolitana tem mais de 2 milhões de habitantes.
Belém também é conhecida como a metrópole da Amazônia brasileira ou a Cidade das Mangueiras (cidade de manga árvores), devido ao grande número dessas árvores encontradas na cidade. Os brasileiros costumam se referir à cidade como Belém do Pará ("Belém do Pará") ao invés de apenas Belém , de modo a diferenciá-lo do bíblico Belém na Cisjordânia (território palestiniano) e também de Belém em Portugal .
Belém é servida por dois aeroportos: Val de Cães International Airport que liga a cidade com o resto do Brasil e em outras cidades na América do Sul e Brig. Protásio de Oliveira Airport (Júlio César) Aeroporto dedicada à aviação geral.
Nome
O Belém é o nome de Português para Belém , a cidade onde Jesus Cristo nasceu. A cidade teve alguns outros nomes antes de se tornar Belém.
Geografia
A cidade de Belém, capital do Pará, é cheia de recortes e reentrâncias que formam ilhas ao redor dela. Existem 55 dessas ilhotas, a maioria dos quais são selvagens e desabitadas, embora alguns são o lar de populações pequenas.
Estes incluem as ilhas de Mosqueiro, cercada por 14 praias de água doce, e Caratateua que recebem um grande número de visitantes no verão. Além destes e também perto de Belém, é a ilha de Tatuoca, que é a localização do único geofísica estação na América Latina, uma das sete do mundo.
Situado na baía de Guajará , no estuário dos rios Guamá Rio e Pará , a cidade começou como um porto fluvial em 1616, imediatamente após a francesa foram expulsos de São Luís 
Clima
Belém tem um clima floresta tropical . Um clima tropical floresta, também conhecido como um clima equatorial, é um tipo de clima tropical em que não há nenhuma estação seca . Todos os meses têm significa precipitação valores de pelo menos 60 mm.Encontra-se geralmente em latitudes no prazo de cinco graus do equador, que são dominadas pela Zona de Convergência Intertropical . O clima floresta tropical é denotado Af na classificação climática de Köppen . floresta tropical é a vegetação natural nas regiões equatoriais.


  • Mangal das Garças - Localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40 000 metros quadrados, no entorno do Arsenal da Marinha.








Catedral Metropolitana de Belém ou simplesmente Catedral da Sé é a sede da Arquidiocese de Belém, na cidade de Belém do Pará e parte integrante do complexo histórico e religioso da cidade velha, denominado Feliz Lusitânia.





Complexo Ver-o-Peso - Composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio (relógio original da Inglaterra), Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal.


A construção do Mercado de Ferro, como inicialmente era conhecido o Mercado Ver-o-Peso, foi autorizada pela lei municipal nº 173, de 30 de dezembro de 1897, e sua edificação, com o projeto de Henrique La Rocque, teve início no ano de 1899. Toda a estrutura de ferro do Mercado foi trazida da Europa seguindo a tendência francesa de art nouveau da belle époque. Foi inaugurado em 1901.

 Mercado Ver-o-Peso, numa área que era formada pelo igarapé do Piri, os portugueses instalaram um posto de fiscalização e tributos dos gêneros trazidos para a sede das capitanias (Belém-PA). Este posto foi denominado Casa de Haver o Peso, que também tinha como atividade o controle do peso dos produtos comercializados. No início doséculo XIX, o igarapé Piri foi aterrado e, na sua foz, foi construída a doca do Ver-o-Peso.


 Mercados de Peixe e de Carne, este último também conhecido como Mercado Municipal ou Mercado Bolonha, uma vez que sua edificação foi feita pelo engenheiro Francisco Bolonha.